Enfrentando a crise com tecnologia

Vivemos em meio a uma crise econômica e a perspectiva de crescimento em 2015 é nula.Vários fatores como: inflação; desequilíbrio cambial e os constantes ajustes fiscais refletem diretamente sobre a produção industrial e indicam aos consumidores que é hora de fechar a mão e controlar os gastos. Um momento mais do que complicado para as empresas. Mas o que fazer para se diferenciar e continuar vendendo?
O setor bancário ilustra bem esse cenário. Ao mesmo tempo que trava uma relação praticamente instantânea com seus clientes via Internet, também está exposto na rede. Caso o cliente sinta-se insatisfeito, vai reclamar publicamente online.
Mas o setor, assim como outros, segue apostando nos meios digitais. Foi o que apresentou a última Pesquisa Anual sobre Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Veja os dados encontrados:

  • 52% de todas transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking;
  • 47% das contas ativas no País usam internet banking;
  • 24% usam aplicativos em smartphones;
  • O crescimento no número de pagamentos realizados por dispositivos móveis no Brasil foi de mais de 400% em 2014.

A tecnologia não é apenas para os grandes, é também uma aliada para que o médio, pequeno e micro empreendedor conquistem o seu cliente ou, pelo menos, o caminho para isso.
A Fundação Getúlio Vargas realizou uma pesquisa, em 2015, e detectou que cada 1% a mais gasto por uma empresa em tecnologia se transforma, em 2 anos, em crescimento de 7% no lucro.O que favorece esse crescimento é a tendência mundial em consumir, se comunicar e se relacionar pela Web. O sucesso dos apps confirma essa teoria. As pessoas buscam uma simplificação do dia a dia e essas ferramentas reúnem: experiência do usuário, rapidez e segurança – tudo o que o cliente procura.
Analisando os serviços e o desenvolvimento tecnológico do setor financeiro, podemos detectar o que o cliente deseja, e o que o setor oferece. Dessa forma, fica mais fácil projetar tais características em qualquer tipo de negócio.
O cliente busca:

  • Ser tratado como rei e ter acesso a processos e as interfaces desenhados para que funcionem de forma amigável e simples;
  • Rapidez na solução e rapidez no serviço;
  • Segurança.

O que fazer:

  • Identificar necessidades e saná-las rapidamente;
  • A funcionalidade, atualização e o lançamento de apps deve ser feito o mais rápido possível, inclusive em poucas horas;
  • Reinventar ofertas e produtos, colocando a tecnologia no centro desta transformação.

E fica a dica – não importa qual serviço o consumidor está utilizando. Ele quer retirar o máximo que pode, e mais um pouco, dele. Ofereça isso ao cliente e terá uma otimização na fidelização. E lembre-se: pensou em tecnologia, pensou em T1site. Venha conversar com a gente!

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