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Análises de acesso à sua loja virtual, agora também na sua loja física (parte I)

Saiba como o monitoramento de fluxo pode ajudar no crescimento do seu empreendimento

Uma das coisas mais representadas, hoje, nos filmes e séries de ficção científica é o monitoramento 24 horas dos indivíduos, em níveis mais que invasivos. Apesar da ficção, é verdade que já temos disponíveis no mercado tecnologias capazes de analisar hábitos e costumes de consumidores e visitantes de qualquer espaço comercial, como: lojas, eventos, galerias e shopping centers. Neste e no próximo post falaremos sobre o assunto e sobre tecnologias relacionadas.

A análise do fluxo de pessoas que visitam centros de compras pode render informações valiosas para a administração do espaço e lojistas. Esses dados surgem a partir, literalmente, dos passos de quem transita pelo local. Mas quais serão os motivos que despertam o interesse por esse monitoramento? Conheça quatro deles:

  • Trajetos dos consumidores – descobrir o percurso realizado pelos consumidores dentro do centro de compras é a melhor forma de detectar os pontos mais visitados e assim poder desenvolver anúncios e promoções nos locais de maior concentração de público. Isso está diretamente ligado com a eficiência das campanhas; posicionando os sensores de monitoramento nos locais de maior fluxo, fica fácil detectar o números de pessoas que para e visualiza a peça publicitária.
  • Corredores valiosos – seguindo o raciocínio do item anterior (onde tem mais gente), é viável pontuar o metro quadrado mais caro dentro de um shopping. Dessa forma, a administração pode estipular preços para aluguel de espaços e veiculação de anúncios de acordo com o fluxo de visitantes em determinado ponto do empreendimento.
  • Distribuição das lojas – sabendo quais os lugares mais valiosos, é possível distribuir marcas de acordo com importância e tamanho. Destacando as que merecem estar em um posicionamento estratégico.
  • Negociação otimizada – sabendo qual o real fluxo de um shopping, a administração tem o controle e maiores possibilidades de sucesso durante uma negociação de valores com lojistas. Tudo documentado com relatórios de fluxo.

Como visualizar o fluxo?

O heat map (mapa de calor) monitora os consumidores.Com esse recurso você pode analisar o fluxo de pessoas fora e dentro das lojas, e melhorar inclusive a distribuição dos produtos. O estudo identifica as zonas mortas e também as áreas em que os clientes passam mais tempo no estabelecimento. Para isso, trabalha com representações visuais de cores. Quanto mais quente a cor, maior a quantidade de clientes no local. Já os tons frios representam os lugares que não despertam o interesse das pessoas.

Com o heat map você aperfeiçoa estratégias de venda; aprimora o atendimento ao cliente; melhora o fluxo dentro da loja; aumenta eficiência de controle de estoque e fortalece campanhas (principalmente de lançamentos). É comum as lojas de varejo usarem o sistema de vigilância para fazer o heat map. As câmeras de segurança mais modernas já são equipadas com recursos inteligentes, como o mapa de calor.
Gostou das novidades? Continue conosco! No próximo post vamos falar de duas tecnologias disponíveis no Brasil que realizam a análise de fluxo em lojas físicas e outros espaços.
Até lá!

Rafael Lobo | Consultor

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