(21) 3942-3075 — [email protected]

Colaboração – a chave para um ambiente de trabalho promissor

Recursos tecnológicos bem trabalhados permitem uma conexão 24 horas com clientes, colaboradores e parceiros de uma empresa.

Muitos são os desafios de pequenos empreendedores. Entre eles: construir parcerias; aumentar o número de clientes; inovar e manter-se à frente da concorrência. Para isso não existe receita milagrosa, mas o principal ingrediente é a colaboração!

O estudo do Google apontou que a colaboração melhora o planejamento e a tomada de decisões, assim como serve de trampolim para a inovação. Fomentando a colaboração, pequenas empresas ganham na comunicação e alinhamento de ideias, o que confere fluidez no fluxo de trabalho, cumprimento de prazos e logo: crescimento.

Empresas que estimulam a colaboração entre os funcionários mostram resultados após um ano. Comparando-as com as organizações que não estimulam a colaboração, os ganhos são em dobro nas que abraçam essa ideia, principalmente na retenção de clientes e eficiência operacional. Chegando a sete vezes quando o assunto é  produtividade dos colaboradores!

Contudo, a colaboração, para se eficaz, deve se expandir para os clientes. Afinal, a relação entre o consumidor e o vendedor é fundamental para o sucesso do negócio. Investindo nessa relação, aumenta-se o compromisso e instaura-se a credibilidade entre as partes. Ouvir clientes e personalizar os produtos/serviços é o melhor caminho nesse sentido. Conte com a opinião do seu cliente sobre seus produtos/serviços, tente incorporar sugestões (cores, sabores, padronagens etc). É a boa e velha política de atender a demanda, sempre que possível.

Caso seus colaboradores estejam dispersos geograficamente, isso não constitui um problema. Esse relatório do MIT mostrou que colabores que não estão no mesmo espaço físico, muitas vezes rendem mais do que os que estão na mesma sala. O segredo é ter processos para checar as contribuições de cada um, incluindo uma comunicação imediata. É aí que entra a tecnologia de colaboração.

Os recursos necessários

Adote ferramentas adequadas – O Google mencionou em sua pesquisa que 34% dos entrevistados identificaram suas empresas como fiéis. Quando se usa o recurso certo, de forma correta, a colaboração flui. Há uma variedade de tecnologias de colaboração disponível no mercado.

Procure um recurso amigável que estimule a produtividade. Pode começar por um software para reuniões online e conferência em vídeo. As reuniões online são a base da colaboração para as equipes remotas. Você pode integrar agendas, calendários, cronogramas e muito mais a essas reuniões. É uma maneira simples para que funcionários e/ou clientes se vejam, como se estivessem em uma mesma sala. Incluindo a possibilidade de compartilhamento de tela e edição de documentos, não importa onde estejam.

Para complementar estas tecnologias, escolha uma ferramentas para compartilhar arquivos. Alguns softwares permitem que os usuários peguem e arrastem, copiem e colem ou usem o armazenamento em nuvem para copiar arquivos individuais ou pastas inteiras em questão de segundos.

Valorize a colaboração mobile

Escolha também um aplicativo móvel, Assim todos podem participar facilmente de uma reunião mesmo viajando ou em horários flexibilizados. A flexibilidade que um aplicativo móvel oferece aumenta a capacidade desses grupos em colaborar a qualquer momento, de qualquer lugar do mundo, mas respeite o descanso dos seus funcionários e parceiros.

Com a tecnologia certa, os pequenos empreendedores ficam conectados aos seus clientes e equipes, aumentando a comunicação e dando apoio às decisões e desenvolvimento da empresa.

Até a próxima!

Fonte: CIO from IDG

Photo by rawpixel.com from Pexels

Rafael Lobo | Consultor

FALE COMIGO VIA WHATSAPP