O caminho do marketing digital

Você tem uma pequena ou média empresa (PME) e quer crescer no mundo dos negócios? Evite um erro comum que é seguir Cases de Sucessos de grandes empresas, principalmente sobre marketing digital. Afinal, o que se aplica na Unilever, Coca-Cola ou P&G provavelmente não terá efeito positivo em um pequeno empreendimento.

Empresas grandes têm orçamentos grandes e podem desfrutar de recursos onerosos e que muitas vezes, também, não se aplicam a organizações reduzidas. Afinal uma PME não precisa de métricas da vaidade, nem de prêmios de publicidade. O que o empreendedor busca de fato são resultados concretos.

Então, esqueça virais mirabolantes, atue em canais estratégicos, mantenha o foco no seu ramo e no retorno do investimento: a relação entre o custo de publicidade e o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads (ROI).

Se você tem um site ou uma página em rede social faça funcionar a seu favor. Imagens fofas e bonitinhas geram curtidas, mas não geram resultados. Mapeie seu público-alvo e disponibilize conteúdo relevante, forneça conhecimento relacionado ao seu negócio para ele. Faça postagens periódicas em um blog e nas redes sociais. Use o e-mail marketing, crie uma newsletter, e envie notícias com certa frequência. Use estes canais para se destacar no mercado, construa sua imagem e torne-se uma referência.

Já descobriu quem é o seu target? Então agora é a hora de identificar onde ele está no mundo virtual. Você não precisa estar presente em todos os lugares: Facebook, Twitter, Foursquare, entre outros. Precisa é falar para quem te ouve; para o seu público-alvo!

Converse com seus clientes e possíveis clientes. Trace o comportamento deles na web. Identifique em quais redes sociais eles se concentram, que tipo de informação preferem e por quais canais absorvem conhecimento e trocam ideias.

Cada ação deve gerar um retorno mediante o investimento feito. Defina estratégias de produção de conteúdo para os seus canais (blog, conteúdos educativos e materiais gratuitos) e por fim adote páginas de conversão para gerar resultado.

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.